Lojistas vivem estágios mentais diferentes dentro da mesma crise! Qual o seu neste momento?
Os pequenos e médios empresários do varejo têm demonstrado vários tipos de reações e atitudes diante da situação atual.
Analisando o comportamento da maioria daqueles com quem temos debatido as situações do momento e os novos desafios, separamos esses lojistas em três grupos genéricos, cada grupo com suas reações em comum.
No estágio 1, onde ainda temos a maioria, eles ainda estão em estado de choque, confusos, indignados com os fatos, querendo saídas um tanto fora da realidade, baseadas muito no que era antes, não no que é agora e com um pensamento voltado para a busca dos culpados de tudo isso. Conseguem perceber bem pouco da gravidade do momento atual e dos desafios que temos pela frente.
Demonstram que estão muito abalados.
Muitos podem continuar assim por um bom tempo ainda.
No estágio 2, uma parte menor, já conseguem entender a gravidade da situação, assumindo em parte a sua responsabilidade de ter que encontrar cada um as suas saídas.
Parecem estar ainda em paralisia decisória, tentando reorganizar o pensamento.
Estão buscando ajuda com parceiros que contribuam positivamente neste momento.
Eles ainda têm muitas incertezas e poucas soluções realmente efetivas, pensando e agindo ainda no “aqui e agora” e mudando suas decisões a cada fato novo.
Não tem um plano claro de médio prazo.
No estágio 3, uma minoria já consegue entender mais claramente o tamanho do seu desafio.
Estão agindo com mais serenidade, conseguindo enxergar bem mais adiante, montando planos de médio prazo que ajudam a acalmar a mente, a suportar o momento atual e facilitar a tomada de decisões.
Bem informados, atuam em contato constante com outras lideranças com quem conseguem trocar opiniões, agregar conhecimentos, dados e informações de valor.
Já enxergaram soluções e oportunidades no horizonte e sentem que essas são possíveis realizar.
Esses acreditam que a crise será rápida e as consequências terão de ser enfrentadas a partir das próprias iniciativas.
Não estão esperando muita ajuda dos governos.
Estão tomando iniciativas a partir de recursos próprios e fazendo mudanças significativas no jeito de pensar e de operar os seus negócios.
Estão confiantes de que em poucos meses a circulação das pessoas voltará ao normal. Sabem que quando isso acontecer, quem estiver melhor preparado, iniciará um novo ciclo de vendas boas, certamente com mais competência, mais fortalecido e com conhecimentos superiores aos que tinha quando essa crise começou.
Espero que você esteja neste estágio 3!
Ou pelo menos que esteja pensando com serenidade e equilíbrio, o que nos aproxima mais da sabedoria!
Desejo isso de coração a todos vocês!
O varejo de lojas físicas ainda é um grande negócio, se for bem administrado e se soubermos vender mais e melhor do que nossos concorrentes.
Xavier Fritsch
Fonte: várias mentes brilhantes com quem tive a benção de poder debater nos últimos dias.
Saiba mais acessando o site www.lojasupervendedora.com.br